• Créditos: Divulgação/OIV
  • Créditos: Divulgação/OIV
  • Créditos: Divulgação/OIV
  • Créditos: Divulgação/OIV
O evento é inédito em terras brasileiras
Garibaldi integra Congresso Mundial da Vinha e do Vinho
25/10/2016

Realizado pela primeira vez no Brasil, o Congresso Mundial da Vinha e do Vinho 2016, promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) conta com a participação de Garibaldi. O tema central desta edição é Vitivinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado. O evento conta com cerca de 300 trabalhos inscritos e mais de 400 participantes confirmados, vindos de 30 países. O mais importante fórum da vitivinicultura mundial contará com a presença do ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, e da presidente da OIV, Monika Christmann, entre outras autoridades do setor. O evento, que teve início no último domingo, 23, segue até a sexta-feira, 28, em Bento Gonçalves.

“O evento é uma grande apresentação internacional dos avanços de pesquisas nos assuntos relacionados à uva e vinho, divididos nas áreas de viticultura, enologia, economia e direito e segurança e saúde”, informa José Fernando da Silva Protas, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, integrante da comissão organizadora.

As tendências e novidades desse universo serão apresentadas em mais de 300 trabalhos que integram a programação científica. Também integram a programação jantares harmonizados em diferentes vinícolas da Serra Gaúcha e as visitas técnicas, distribuídas em cinco roteiros enoturísticos.

Em Garibaldi, na quinta-feira, 27, cerca de 40 congressistas iniciarão as visitas na Capital Brasileira do Espumante com um passeio de Tim-Tim, percorrendo a Rota Turística Passadas – A Arquitetura do Olhar. Uma degustação de espumantes no jardim do Museu Municipal, com a participação de alguns estabelecimentos da Rota de Compras, celebrará a bebida símbolo de Garibaldi. Todas as vinícolas da Rota dos Espumantes foram convidadas para integrar a ação. A agenda termina com um almoço na Estrada do Sabor, rota de turismo rural, e visita a uma vinícola local. Demais regiões da Serra Gaúcha também serão contempladas nos roteiros.

Para a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi e vice-presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) para a América Latina, Ivane Fávero, é um privilégio poder participar de tão importante evento mundial, aproveitando o fato de, pela primeira vez na história, ele acontecer no Brasil. Esse Congresso é um grande avanço para a vitivinicultura e para o enoturismo brasileiro. “Há muito conhecimento disponibilizado por meio das apresentações, pôsteres e conversas com pessoas de vários países, unidos por um mesmo objetivo: desenvolver o setor vitivinícola, com sustentabilidade. Meu foco foi o enoturismo e a cultura do vinho e é fundamental ressaltar a importância de, na quinta-feira, recebermos a delegação que conhecerá melhor Garibaldi e suas rotas. Somos, por alguns dias, a capital mundial da vinha e do vinho”, define.  

A realização do Congresso no Brasil é coordenada e presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e compõem a Comissão Organizadora do evento a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.

Fonte: Valéria Cristina Loch - Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Garibaldi 

 
Endereço:

Rua Heitor Mazzini, 122

Sala 02 - Edifício Sonatta

Centro - Garibaldi/RS

(Junto à sede da APEME)

Contato:

Telefone: (54) 3462 - 2755

E-mail: aviga@aviga.com.br

Desenvolvido por Ordena Datacenter | Grupo Redesul