Tem início o período de degustação e avaliação dos 132 produtos garibaldenses inscritos na 19ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos, evento realizado anualmente pela Aviga - Associação dos Vinicultores de Garibaldi.
Inicia a semana de avaliação dos produtos inscritos na 19ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos
19/07/2021
Tem início o período de degustação e avaliação dos 132 produtos garibaldenses inscritos na 19ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos, evento realizado anualmente pela Aviga - Associação dos Vinicultores de Garibaldi.

A primeira fase 2021 foi a etapa de inscrições, de 07 a 18 de junho. Após, foi realizada a coleta das amostras inscritas, de 05 a 08 de julho, quando o Sr. Antenor Fellini visitou as vinícolas participantes, a exemplo de todas as edições anteriores e seguindo as mesmas regras de total sigilo e codificação.

A etapa que está ocorrendo agora, de 19 a 23 de julho, segunda a sexta-feira, na sede da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC), é um dos pontos altos do processo: a semana de avaliação das amostras dos produtos inscritos nesta edição.

Nesta segunda-feira, dia 19, o cerimonial de abertura contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Chesini, acompanhando o presidente da Aviga, Luiz Milani. "Os bons vinhos e espumantes contam histórias", declarou Chesini, que se considera um grande apreciador dos produtos garibaldenses e ainda destacou a importância do evento para o nosso município.

Em seguida, sete enólogos convidados, sob coordenação do presidente de mesa Mauro Agostini, degustaram 5 categorias de produtos, totalizando 26 amostras, entre vinhos brancos finos tanque, vinhos brancos finos engarrafados, vinhos de mesa rosé tanque e sucos de uva.

"Nossa semana de avaliação acabou de começar, porém já se percebe a qualidade bastante satisfatória, que vem crescendo a cada ano. Parabenizamos o produtor e o viticultor, o enólogo e o cantineiro, além de todas as pessoas que se envolveram na produção. Serão avaliadas 25 a 31 amostras a cada dia, de categorias diferentes. Para finalizar, quinta e sexta-feira serão dias dedicados às grandes estrelas do nosso município, os espumantes. Estamos com expectativa alta para o decorrer desta semana", destaca Milani, presidente da Aviga.

Quando for concluída a fase atual de degustação, o comitê da 19ª Seleção se reunirá a fim de verificar todas as notas e organizar os preparativos para a premiação. 30% dos produtos melhor avaliados receberão certificado e medalha de ouro. Os demais produtos que também obtiverem pontuação nível ouro receberão certificado de menção honrosa.

Neste ano 14 vinícolas da cidade inscreveram 132 produtos, dentre eles espumantes moscatel, brut, extra brut, nature e sur lie; vinhos em tanque 2021 e engarrafados de outras safras, tintos, brancos e rosados, tanto de mesa quanto finos; além dos sucos de uva.

A exemplo do ano passado e em virtude da pandemia do Coronavírus, não está previsto o tradicional jantar de premiação e degustação. A divulgação dos premiados deverá ocorrer através das redes sociais e imprensa local, em data a ser definida.

A 19ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi é uma iniciativa idealizada e promovida pela Aviga, com patrocínio de Amazon Group, Biotecsul, Comercial de Alimentos D’Itália, Ever Brasil, Gplast, MA Silva, Rcork Cortiças, Sicredi, Vêneto Mercantil, e com apoio da Apeme, CIC e Prefeitura Municipal.
Endereço:

Rua Heitor Mazzini, 122

Sala 02 - Edifício Sonatta

Centro - Garibaldi/RS

(Junto à sede da APEME)

Contato:

Telefone: (54) 3462 - 2755

E-mail: aviga@aviga.com.br

Desenvolvido por Ordena Datacenter | Grupo Redesul