Da Itália, região do Vêneto, Augusto Chesini herdou a tradicional arte dos vinhos e elegeu a Serra Gaúcha para radicar sua família e propagar sua cultura.
Em 1960, Felippe, seu filho, com uvas próprias e de forma artesanal, iniciou a elaboração de vinho, comercializado à granel e engarrafado por terceiros. Cinco anos mais tarde, sob a denominação de Felippe Chesini & Filhos, o vinho começou a ser engarrafados em suas próprias instalações. Foi esta a forma que a família Chesini encontrou para manter viva as suas raízes e oferecer vinhos de excelente qualidade, conjugando tecnologia com a arte em vinicultura.
Hoje, a Adega Chesini conta com uma infraestrutura voltada ao enoturismo com visitação ao interior da cantina, onde o visitante poderá conhecer as pipas que abrigaram os primeiros vinhos produzidos pelo “Nono Felippe” na década de 60.
Há também as caves de chão batido (terra), com paredes de pedra, onde os vinhos engarrafados permanecem armazenados em temperatura estável, amadurecendo seu bouquet, até adquirem sua complexidade de aromas. Ainda no interior da cantina há uma pequena mostra de máquinas e utensílios usados antigamente para a produção da uva e a elaboração de vinho, juntamente com um pouco da história da família Chesini. São servidas refeições no interior da vinícola para grupos, no mínimo 15 pessoas, sob agendamento.
A loja do varejo, anexada ao prédio da vinícola, é um local aconchegante e amplo, onde o visitante poderá degustar e adquirir os produtos elaborados com muito amor e carinho pela Adega Chesini, e também um local cheio de estórias. Os móveis e expositores dos vinhos, foram construídos com madeira de uma pipa da década de 1920, a antiga pipa-varejo que estava montada no local.
Quadros expostos com o bitartarato (popular Grúpula) de décadas, presente nas pipas antigas de madeira e que mais parecem pedras preciosas. Algumas relíquias de produtos, como o Chesini Gran Vin 2005, o Espumante Champenoise Nature com 7 anos de maturação sobre as leveduras. Alguns exemplares de vinhos Italianos elaborados pela família Chesini na Itália. Enfim um local para se encantar!